Aconteceu entre os dias 12 e 14 de maio, na cidade de Joinville, o Congresso Sul-Brasileiro de Comunicação no Serviço Público (Congrecom). Entre as diversas conferências e debates ocorridos no evento, foi enaltecido o conceito de comunicação pública como elemento norteador das políticas de comunicação nos organismos governamentais.
Esta foi a tendência desde a conferência de abertura, com a professora Maria José da Costa Oliveira (Metrocamp), sobre ‘Comunicação Pública: um novo conceito na gestão pública’. Citando as modalidades de comunicação do setor público, a palestrante elegeu o conceito como uma visão diferencial para a gestão pública, por se tratar de uma comunicação voltada para o cidadão. Ela enfatizou a diferença entre informar e comunicar: “comunicação pressupõe o ato de ´fazer com`, e não ´fazer para`”.
O gestor de crise João José Forni ministrou a palestra ‘Gerenciamento de crise - como agir sob pressão’, orientado a plateia sobre o comportamento dos gestores de comunicação diante de crises institucionais. Utilizando exemplos na Infraero e em companhias aéreas, o consultor analisou situações práticas no monitoramento da opinião pública.
Representantes de vários órgãos do governo federal compartilharam seus modelos de comunicação com a plateia. Entre eles, Karen Machado, do Banco do Brasil; e Aluizio Tadeu, da TV Senado, bem como o jornalista Jorge Duarte, Assessor Especial da Secretaria de Comunicação da
Presidência da República (SECOM). Duarte também referenciou o conceito de comunicação pública, “pois trabalhamos para o cidadão e não somente para a imprensa”. Disse que as assessorias de comunicação contribuiem para as políticas públicas, principalmente pelo fato de servirem aocidadão e não ao governo: “nossa missão é ajudar o cidadão a utilizar o Estado, auxiliando na busca de seus direitos”.
Esta noção de política pública de comunicação vem norteando o trabalho da Agência de Comunicação desde 1988. Moacir Loth e Paulo Liedtke estiverem representando a equipe da Agecom no evento, extraindo subsídios para o fortalecimento da política institucional de comunicação. O tema será exposto nos dias 25 e 27 de maio, em curso de capacitação promovido pela PRDHS para servidores da UFSC.
Durante o congresso foram distribuídas edições do Jornal Universitário e divulgado o livro “Santos e pecadores: comunicação versus crise na era da informação” publicado pelo jornalista da Agecom Artemio Reinaldo de Souza, e editado pela EdUFSC. A Agecom acertou ainda uma parceria na organização do próximo congresso.
O Congrecom também inclui palestra sobre a nova Lei 12.232/10, que normatiza as licitações para contratação de Agências de Publicidade no serviço público, sancionada no último dia 29 de abril pelo presidente Lula.
Por Paulo Liedtke/ da equipe da Agecom
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